Creatinina

Também Conhecido como:
Nome formal: Creatinina
Testes relacionados: Clearance da Creatinina, BUN, EGFR, CMP, BMP



1. O exercício vai afectar os meus níveis de creatinina?

2. De que modo a dieta afecta os níveis de creatinina?

3. O que é creatina? Se tomar creatina, os meus níveis de creatinina vão aumentar?

4. Os níveis de creatinina mudam com a idade?

5. O que é um quociente ureia/creatinina?

 

 

1. O exercício vai afectar os meus níveis de creatinina?

Em geral, o exercício moderado não vai afectar os seus níveis de creatinina. Com o exercício contínuo e com o ganho de massa muscular, os níveis de creatinina podem subir ligeiramente, mas não até níveis anómalos.

 

 

2. De que modo a alimentação afecta os níveis de creatinina?

Em geral, os níveis de creatinina não variam com uma alimentação normal. Os níveis de creatinina podem ser de 10% a 30% mais altos em pessoas cuja alimentação é muito rica em carne.

 

 

3. O que é creatina? Se tomar creatina, os meus níveis de creatinina vão aumentar?

Creatina é um composto que é produzido em primeiro lugar no fígado e depois transportado para os músculos, onde é usada como uma fonte de energia para a actividade muscular. Uma vez no músculo, alguma da creatina é espontaneamente convertida em creatinina. A quantidade de creatina e creatinina depende da massa muscular, por isso os homens têm normalmente níveis mais altos do que as mulheres. A creatina está actualmente disponível em forma de suplemento dietético. Se tomar creatina, os seus níveis de creatinina podem ser mais altos do que quando não toma o suplemento. Deve informar o seu médico acerca de todos os suplementos dietéticos que está a tomar para ajudá-lo a interpretar os seus resultados laboratoriais.

 

 

4. Os níveis de creatinina mudam com a idade?

Os níveis de creatinina relacionam-se quer com a massa muscular, quer com a função renal. Com a idade, a massa muscular diminui, mas os rins tendem a funcionar menos eficazmente. Assim, não se verifica uma grande mudança nos níveis de creatinina no sangue à medida que se vai ficando mais velho.

 

 

5. O que é um quociente ureia/creatinina?

Ocasionalmente, o médico vai observar o quociente que existe entre a ureia e a creatinina no sangue de uma pessoa, para ajudar a determinar a causa destas concentrações estarem mais elevadas do que o normal. O quociente de ureia/creatinina está normalmente entre 10:1 e 20:1. Um quociente mais elevado pode dever-se a uma condição que causa uma diminuição no fluxo sanguíneo nos rins, tal como insuficiência cardíaca congestiva ou desidratação. Também pode ser visto com o aumento de proteínas, em hemorragias gastrointestinais, ou em dietas ricas em proteínas. O quociente pode estar baixo em doenças hepáticas (devido à diminuição na formação de ureia) e em situações de malnutrição. 

 




Última data modificada07.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.