Lipase

Também Conhecido como:
Nome formal:
Testes relacionados: Amilase

Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

 

Como é utilizado?

O teste de lipase no sangue solicita-se muitas vezes em conjunto com um teste de amilase, para ajudar a diagnosticar e monitorizar a pancreatite aguda (inflamação do pâncreas), pancreatite crónica, e outras patologias que envolvam o pâncreas.

O teste de lipase também se utiliza no diagnóstico e tratamento da fibrose quística, doença celíaca e doença de Crohn.

 

 

 

 

Quando é solicitado?

O teste de lipase deve ser solicitado quando o doente tem sintomas de doença pancreática, como forte dor abdominal, febre, perda de apetite e náuseas. Também pode ser solicitado periodicamente quando o médico quer observar um doente que sofre de uma patologia relacionada com o pâncreas, de forma a avaliar a eficácia do tratamento, e determinar se os níveis de lipase estão a aumentar ou a diminuir ao longo do tempo.

 

 

 

 

O que significa o resultado?

Nas situações de pancreatite aguda, os níveis de lipase estão frequentemente elevados, cerca de cinco a dez vezes acima do limite superior do normal. Nestas situações, a concentração da lipase aumenta nas primeiras 24 a 48 horas depois de um quadro de pancreatite e pode permanecer elevada por cerca de 5 a 7 dias. A sua concentração também pode aumentar em quadros de obstrução do ducto pancreático, cancro do pâncreas e na presença de outras doenças pancreáticas.

 

Os valores de lipase ligeiramente elevados podem acontecer noutras patologias como doença renal (devido à diminuição da sua eliminação do sangue), inflamação das glândulas salivares, obstrução dos intestinos, ou doença da úlcera péptica, embora o teste de lipase não se utilize para controlar este tipo de condições. Baixos níveis de lipase podem indicar uma lesão permanente nas células pancreáticas produtoras de lipase.

 

Uma vez que os valores de referência para a lipase variam de laboratório para laboratório dependendo do método utilizado, não existe um número universalmente aceite que possa ser denominado normal ou alto.

 

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

Em situações de pancreatite aguda, os níveis de lipase e amilase são elevados, embora os níveis de amilase tendam a subir e descer um pouco mais cedo do que os níveis de lipase. Os fármacos que podem fazer aumentar os níveis de lipase são a codeína, indometacina e morfina.

 

 

 

 


Última data modificada14.01.2010