Sódio

Também Conhecido como: Na
Nome formal:
Testes relacionados: Cloreto, Potássio, Electrólitos, CO2



O que vai ser analisado?

Este teste determina o nível de sódio presente no sangue. O sódio é um mineral imprescindível para o funcionamento normal do organismo, que inclui a função dos nervos e músculos. No entanto, demasiada quantidade de sódio pode fazer aumentar as hipóteses de pressão arterial elevada. O sódio é uma molécula com carga positiva que, juntamente com outros electrólitos, como o potássio, cloreto e bicarbonato (ou CO2 total), ajuda a manter o normal funcionamento das células e ajuda a regular a quantidade de fluidos presente no organismo. Por exemplo, quando transpiramos, o nosso organismo tem uma perda de electrólitos que deve então ser reposta. O sódio está presente em todos os fluidos do organismo mas encontra-se em maior quantidade no sangue e nos fluidos que se encontram fora das células (fluidos extracelulares). O sódio que se encontra fora das células, assim como toda a água presente no organismo, é regulado pelos rins.

 

O sódio provém da nossa alimentação, do sal de mesa (cloreto de sódio ou NaCl), e de certo modo da maior parte dos alimentos que ingerimos. A maioria das pessoas consome quantidades adequadas de sódio. O organismo utiliza o sódio que necessita e os rins eliminam o excedente através da urina, de forma a manter o sódio dentro de um gama de concentrações apertada. Isto é feito:

 

  • produzindo-se hormonas que podem aumentar (péptidos natriuréticos) ou diminuir (aldosterona) as perdas de sódio na urina;
  • produzindo-se uma hormona que evita perdas de água (hormona antidiurética, ADH);
  • controlando a sede. (a sede aumentará mesmo que o aumento da concentração de sódio seja apenas de 1%, o que leva o individuo a beber mais água para que os níveis de sódio voltem ao normal);

 

Uma concentração anormal de sódio no sangue deve-se, por norma, a algum problema com um destes sistemas de controlo. Quando o nível de sódio no sangue se altera, o teor de água no organismo também é alterado. Estas mudanças podem estar associadas a casos de desidratação ou edema, principalmente nas pernas.

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é colhida de uma veia do antebraço. Em alguns casos, pode ser necessária uma amostra de urina.

 

Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário nenhum teste de preparação.




Última data modificada06.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.