T4

Também Conhecido como: T4 total; T4 livre
Nome formal: Tiroxina
Testes relacionados: Anticorpos anti-tiroideus, TSH, T3



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

Como é utilizado?

O T4 total e o T4 livre constituem dois testes distintos que podem ajudar o médico a avaliar a função tiroideia. O teste T4 total tem sido usado durante muitos anos para ajudar a diagnosticar hipertiroidismo e hipotiroidismo. Contudo, apesar de bastante útil, este teste pode ser afectado pela quantidade de proteínas no sangue capazes de se ligar à T4. O T4 livre é um teste mais recente e não é afectado pelos níveis de proteínas no sangue. Uma vez que a T4 livre constitui a forma activa de tiroxina, muitos consideram este teste mais preciso na avaliação da função tiroideia tendo, por isso, em muitos casos, este teste substituído o T4 total. Por norma, sempre que é requerida a quantificação da tiroxina, este teste é pedido juntamente ou a seguir ao teste TSH, ajudando o médico a avaliar o funcionamento do sistema de retroalimentação da função tiroideia e facilitando também a distinção entre diferentes causas de hipertiroidismo ou hipotiroidismo. Por vezes, o T3 será também pedido como meio complementar de diagnóstico.

O T4 e o TSH podem ser solicitados na avaliação de um doente com bócio, e como ajuda no diagnóstico de infertilidade feminina. Se se suspeita que o doente pode ter uma condição tiroideia relacionada com uma doença auto-imune, os anticorpos anti-tiroideus poderão ser pedidos juntamente com o T4. Nos caso de uma disfunção tiroideia conhecida, o T4 e/ou o TSH poderão ser solicitados por forma a monitorizar a função tiroideia.

 

Quando é solicitado?

O T4 total ou o T4 livre é pedido maioritariamente em resposta a um resultado anormal do teste TSH. Por vezes o T4 será pedido juntamente com o TSH por forma a fornecer ao médico uma avaliação mais completa do funcionamento do sistema de retroalimentação da hormona tiroideia. Estes testes são, por norma, solicitados quando um doente tem sintomas relacionados com hipertiroidismo ou hipotiroidismo. 

Sinais e sintomas de hipertiroidismo incluem:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Ansiedade
  • Perda de peso
  • Dificuldade em dormir
  • Tremores nas mãos
  • Fraqueza
  • Diarreia (por vezes)
  • Sensibilidade à luz, distúrbios visuais
  • Osolhos podem ser afectados: inchaço à volta dos olhos, secura, irritação, e, em alguns casos, abaulamento dos olhos 

Sinais e sintomas de hipotiroidismo incluem:

  • Ganho de peso
  • Pele seca
  • Constipação
  • Intolerância ao frio
  • Pele inchada
  • Perda de cabelo
  • Fadiga
  • Menstruação irregular nas mulheres

O hipotiroidismo grave não tratado, designado mixedema, poderá levar à insuficiência cardíaca, convulsões e coma. Em crianças, o hipotiroidismo poderá prejudicar o crescimento e retardar o desenvolvimento sexual.

 

Por vezes, são pedidos como ferramenta de rastreio durante testes sanguíneos de rotina, mas as opiniões dos peritos varia sobre quem pode beneficiar do rastreio e em que idade este se deverá iniciar. Em pessoas com doenças tiroideias conhecidas, o TSH e, por vezes, o T4 são pedidos regularmente por forma a monitorizar a eficácia do tratamento. Em mulheres grávidas com doença da tiroide, poderão ser solicitados estes testes na fase inicial e avançada da gravidez e após esta, durante um período de tempo, por forma a avaliar a condição da mãe e do recém-nascido.

 

O que significa o resultado?

Em geral, níveis consideravelmente elevados de T4 livre ou de T4 total podem indicar uma glândula da tiroide hiperactiva (hipertiroidismo) e níveis consideravelmente baixos de T4 livre ou de T4 total poderão, por sua vez, ser indicação de uma glândula da tiroide hipoactiva (hipotiroidismo). Os resultados deste teste per si não servem de diagnóstico mas levarão o médico a solicitar testes adicionais por forma a investigar a causa do excesso ou deficiência. Os resultados do T4 diminuídos ou aumentados estão associados a uma variedade de condições tiroideias temporárias ou crónicas. Resultados de T4 baixos conjuntamente com níveis baixos de TSH ou resultados de T4 elevados conjuntamente com níveis elevados de TSH poderão indicar uma condição na glândula pituitária.

A tabela seguinte sumariza os resultados do teste e o seu potencial significado.

 

 

TSH

T4

T3

Interpretação

Aumentado

Normal

Normal

Hipotiroidismo ligeiro (subclinico).

Aumentado

Diminuído

Diminuído ou normal

Hipotiroidismo.

Diminuído

Normal

Normal

Hipertiroidismo ligeiro (subclinico).

Diminuído

Aumentado ou normal

Aumentado ou normal

 Hipertiroidismo.

Diminuído

Diminuído ou normal

Diminuído ou normal

Doença não relacionada com a tiróide;hipotiroidismo (secundário) pituitário raro.

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

Várias medicações – incluindo estrogénios, certas pílulas contraceptivas e doses elevadas de aspirina – podem afectar os resultados do T4 total e, por conseguinte, por norma, o T4 não é usado como teste de rotina em doentes hospitalizados.




Última data modificada25.04.2014

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.