hCG

Também Conhecido como: Teste de Gravidez; hCG Qualitativo; hCG Quantitativo; Beta hCG; hCG Total; beta hCG total.
Nome formal: Gonadotrofina coriónica humana
Testes relacionados: AFP Maternal

1. Qual a diferença entra o teste de gravidez que posso realizar em casa e o teste realizado no laboratório?

2. O que é uma gravidez ectópica?

3. Quando se realiza o teste de hCG no sangue em vez do teste na urina?

4. Quantos dias devem passar depois de um aborto para que um teste de gravidez na urina dê negativo?

 

1. Qual a diferença entre o teste de gravidez que posso realizar em casa e o teste realizado no laboratório?

O teste de gravidez que se pode realizar em casa é muito parecido com o teste qualitativo de hCG na urina que se realiza no laboratório, mas existem factores relacionados com o seu uso que se devem ter em conta.

 

  • Em primeiro lugar, os testes incluem uma série de instruções que devem ser seguidas explicitamente. No caso de utilização de um teste que se realiza em casa, deve seguir todas as instruções de forma correcta.

 

  • Em segundo lugar, os testes de gravidez de uso doméstico realizam-se muitas vezes demasiado cedo, logo depois da falta do ciclo menstrual, pelo que o resultado pode ser pouco fiável. São necessários no mínimo dez dias depois da concepção para se detectar a presença de hCG através do teste na urina. Este é o principal motivo pelo qual um teste de gravidez realizado em casa apresente um resultado negativo, embora depois o resultado seja positivo quando o teste se realiza pelo médico - o teste é muitas vezes realizado vários dias depois, quando os níveis de hCG já são detectáveis.

 

  • Todas as determinações qualitativas de hCG na urina deveriam realizar-se com a primeira amostra de urina da manhã, se possível. A urina torna-se mais diluída depois da ingestão de líquidos (café, sumo, água, etc.), e as concentrações de hCG podem apresentar-se demasiado baixas para registar um resultado positivo.

 

Geralmente, quando utilizado correctamente, o teste de gravidez doméstico deve apresentar o mesmo resultado que o teste de hCG realizado no laboratório. O teste qualitativo de hCG no sangue pode ser mais sensível do que o teste de hCG na urina, pelo que em determinadas ocasiões, o teste no sangue pode dar um resultado positivo, sendo este negativo no teste na urina. O teste quantitativo de hCG necessita de uma amostra de sangue e deve ser realizado no laboratório.

 

 

 

2. O que é uma gravidez ectópica?

Uma gravidez ectópica é uma condição na qual o óvulo fecundado (blastócito) se implanta em qualquer lugar fora do útero. Esta condição é grave e necessita de tratamento imediato. As doentes com gravidezes ectópicas têm frequentemente dor abdominal e hemorragias uterinas. Nestes casos, as concentrações de hCG são geralmente mais baixas do que o normal, e aumentam de forma muito mais lenta.

 

 

3. Quando se realiza o teste de hCG no sangue me vez do teste na urina?

O teste de hCG no sangue determina a quantidade de hCG presente no sangue; o teste de hCG na urina é utilizado para detectar a presença de hCG. Uma vez que esta não se detecta normalmente na urina de uma mulher grávida, o teste de hCG na urina é suficiente para confirmar uma gravidez. Por vezes, é importante conhecer a quantidade de hCG presente, para avaliar uma suspeita de gravidez ectópica, para monitorizar uma mulher depois de uma situação de aborto, para monitorizar o tratamento de um tumor ou para detectar a sua recorrência. Nestas circunstâncias, o seu médico deve solicitar um teste de hCG no sangue.

 

 

 

4. Quantos dias devem passar depois de um aborto para que um teste de gravidez em urina dê negativo?

A hCG em urina desaparece quase ao mesmo tempo que a hCG em soro; isto pode acontecer entre 9 a 35 dias, com uma média de 19 dias. No entanto, o intervalo de tempo para que o resultado do teste de hCG seja negativo depende da sua concentração no momento do aborto. Os abortos são frequentemente seguidos com a determinação quantitativa de hCG no sangue. Se as concentrações de hCG não descerem até níveis indetectáveis, pode significar a existência de tecido produtor de hCG, sendo necessária a sua remoção.


Última data modificada14.01.2010