Dicas para ajudar crianças nas respectivas análises médicas


As crianças requerem muito menos análises de rotina do que os adultos, mas há alturas em que as crianças precisam de fazer análises médicas e de alguma ajuda no processo. Um adulto carinhoso pode ajudar a criança a lidar com qualquer dor física ou desconforto bem como com o medo, ansiedade ou reacções emocionais que possam ocorrer enquanto a amostra é recolhida. Adiante encontram-se algumas recomendações gerais para ajudar as crianças a passar por estas intervenções médicas, bem como algumas dicas específicas sobre análises ao sangue e a especímenes de urina e fezes, bem como sobre a recolha de amostra de culturas na garganta.



Este artigo faz parte de uma série de artigos que oferecem dicas para a realização de exames médicos. Para mais informação que poderá ser de valor, consulte os artigos sobre Lidar com a Dor, Desconforto e Ansiedade dos Exames, Exames Comuns, Dicas sobre Análises ao Sangue e Dicas para Ajudar os Idosos nos Seus Exames Médicos.


Prepare a Criança – Calmamente explique como é que a amostra vai ser recolhida e porquê, dando tempo à criança para se adaptar à ideia antes de alguém tocar no corpo dela.

Encoraje um Ensaio – Em casa ou num ambiente confortável para a criança sugira modos para a criança ensaiar. A criança pode praticar algumas técnicas em casa ou fazer de conta com um boneco ou brinquedo no papel de paciente, sugere Joy Goldberger, MS, CCLS, coordenadora do departamento de vida infantil no Johns Hopkins Children’s Center, Baltimore, Maryland.

Ajude a Criança a Colocar Isto em Perspectiva – Relacione a parte da intervenção que mais assusta a criança com algo que ela já tenha dominado ou com algo que esteja familiarizada, sugere Goldberger. Por exemplo, explique que isto será tão rápido como subir as escadas de casa ou cantar uma canção do Ruca ou o Ronaldo marcar um golo.

Planeie uma Recompensa – Dizer à criança que a seguir terá algum tipo de compensação, ajuda frequentemente, sugere Goldberger.

 


Última data modificada 08.03.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.