CK

Também Conhecido como: CK Total; Creatina fosfoquinase; CPK
Nome formal: Creatina Quinase
Testes relacionados: CK–MB, Mioglobina, Troponina, Marcadores Cardíacos



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

 

Como é utilizado?

Os níveis sanguíneos de CK aumentam quando existe uma lesão muscular ou cardíaca. O médico pode pedir um teste de CK se o paciente tiver dor no peito ou outros sinais e sintomas de ataque cardíaco. Nas primeiras 4 a 6 horas depois de um ataque cardíaco, a concentração de CK no sangue começa a aumentar. Atinge o valor máximo pelas 18 a 24 horas e volta ao normal dentro de 2 ou 3 dias. A quantidade de CK no sangue também aumenta quando existe uma lesão nos músculos esqueléticos.

 

 

 

Quando é solicitado?

O teste de CK é solicitado quando se suspeita de um ataque cardíaco. O teste é normalmente solicitado quando o paciente chega à urgência e, depois, em intervalos de 4 a 6 horas. Se o paciente tiver dores ou fraqueza muscular, o médico também deve solicitar a análise à CK para verificar se houve lesão muscular.

 

 

 

 

O que significa o resultado?

NOTA: não é possível identificar um intervalo de referência padrão para esta análise. Uma vez que os valores de referência dependem de muitos factores, incluindo a idade do paciente, sexo, as características da população e outros métodos de análise, os resultados numéricos da análise têm significados diferentes em laboratórios diferentes. O relatório do seu laboratório deve incluir o intervalo de referência específico para as suas análises. O Lab Tests Online recomenda que discuta os resultados da sua análise com o se médico. Para mais informação sobre “intervalos de referência”, leia por favor Intervalos de Referência e o seu Significado.

 

Uma CK elevada, ou que aumenta progressivamente desde a primeira amostra, indica geralmente que houve alguma lesão no coração ou noutros músculos. Também pode indicar que os músculos se submeteram a um trabalho excessivo. Se o médico suspeitar de um ataque cardíaco e o valor de CK estiver elevado, solicitará outros testes mais específicos (troponina ou CK-MB) para ver se existe uma lesão cardíaca.

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

Os indivíduos com muita massa muscular têm níveis mais elevados de CK. Os afro-americanos também têm a CK mais elevada do que outros grupos étnicos. O exercício físico muito intenso (como levantar pesos, desportos de contacto ou longas sessões de exercício) também pode aumentar a CK.

 

Outras formas de lesão muscular, como uma queda, um acidente de viação, ou uma cirurgia, também podem fazer aumentar a CK. Alguns medicamentos também podem fazer aumentar os níveis de CK. Beber muito álcool aumenta ligeiramente a CK. Raramente, alguns medicamentos,, particularmente aqueles que diminuem os níveis de colesterol (estatinas), podem provocar lesões no músculo e aumentar a CK. Caso esteja a tomar algum destes medicamentos, e sinta alguma dor ou fraqueza muscular informe o seu médico. No inicio da gravidez pode haver diminuição dos níveis de CK.

 

 

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.