Ferritina

Também Conhecido como: Nível de ferritina em soro
Nome formal: Ferritina
Testes relacionados: Ferro Sérico, CTFF, Hemograma Completo, Hematócrito, Hemoglobina, Transferrina, Hemoglobin Variants



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

Como é utilizado?

O teste de ferritina solicita-se para conhecer a quantidade de ferro armazenado no organismo. O teste é realizado, normalmente, em conjunto com a determinação de ferro sérico e do teste de TIBC, para saber mais sobre os níveis de ferro presentes no organismo. A ferritina é o melhor teste para a detecção de ou de excesso de ferro.

 

 

Quando é solicitado?

Se o hemograma indica que a hemoglobina e o hematócrito estão baixos, e principalmente se os glóbulos vermelhos são microcíticos ou hipocrómicos, a deficiência de ferro é a causa provável da anemia. A ferritina e outros testes de ferro podem ser usados para confirmar o diagnóstico.

 

O teste também pode ser solicitado quando o médico suspeita de um excesso de ferro. Esta situação pode ser provocada por hemocromatose ou hemossiderose.

 

 

O que significa o resultado?

Os níveis de ferritina estão baixos nos doentes com deficiência de ferro.

Os níveis de ferritina estão altos naqueles com hemocromatose, doença genética na qual se absorve demasiado ferro. No entanto, os níveis de ferritina também se podem encontrar elevados em doentes com inflamações, doença hepática e alguns tipos de cancro, e em doentes que fizeram muitas transfusões de sangue.

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

A ferritina encontra-se principalmente dentro das células, circulando apenas uma pequena quantidade no sangue. Quando existe uma lesão nos órgãos que contêm ferritina (particularmente no fígado, baço e medula óssea), os níveis de ferritina podem tornar-se elevados mesmo se a concentração de ferro no organismo estiver normal. Os níveis de ferritina podem não ser particularmente úteis em pessoas com doença hepática, infecções crónicas, cancro, ou doenças auto-imunes (que estão todas associadas a lesões de órgãos).

 

 

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.