NT-proBNP

Também Conhecido como: Peptídeo Natriurético Tipo B, proBNP
Nome formal: Peptídeo natriurético cerebral, Porção N Terminal do pro-Peptídeo Natriurético Cerebral
Testes relacionados: Marcadores Cardíacos



Como é utilizado?

Tanto o BNP como o NT-proBNP podem ser utilizados para diagnosticar e avaliar a gravidade de uma insuficiência cardíaca. Existem várias causas de insuficiência cardíaca. Actualmente, a situação é diagnosticado pela presença de sintomas como inchaço nas pernas (edema), dificuldade em respirar (dispneia) e fadiga, além de uma radiografia do tórax e um teste de ultra sons chamada ecocardiografia. No entanto, a insuficiência cardíaca é muitas vezes confundida com outras condições. Os níveis de BNP e NT-proBNP podem ajudar os médicos a distinguir uma insuficiência cardíaca de outros problemas, tais como doença respiratória. É importante efectuar um diagnóstico preciso, porque a insuficiência cardíaca pode ser tratada com êxito utilizando determinados fármacos.

 

 

Quando é solicitado?

Um teste de BNP ou de NT-proBNP pode ser solicitado nas seguintes circunstâncias:

  • No consultório do seu médico, se tem sintomas ligados a insuficiência cardíaca.
  • Nas urgências, se está nas urgências e os médicos precisam de determinar rapidamente se está a sofrer uma insuficiência cardíaca ou outro problema.
  • Para controlar o tratamento da insuficiência cardíaca.

 

 

O que significa o resultado?

Se os resultados são mais altos do que o normal significa que a pessoa está em insuficiência cardíaca. O nível de BNP ou NT-proBNP no sangue está relacionado com a gravidade da insuficiência cardíaca. Níveis altos de BNP ou NT-proBNP podem também estar associados a um pior prognóstico do doente.

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

Os níveis de BNP e NT-proBNP baixam quando os doentes seguem um tratamento para a insuficiência cardíaca, como inibidores ACE (inibidores da enzima de conversão da angiotensina), beta-bloqueadores e diuréticos. Os níveis de ambos, BNP e NT-proBNP, tendem a aumentar com a idade ou com doença renal.

 

Apesar de os níveis de BNP e NT-proBNP aumentarem quando há uma disfunção do ventrículo esquerdo e, portanto, ambos possam ser determinados, estes não são, no entanto, intercambiáveis e os seus resultados não se podem comparar.

 




Última data modificada07.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.