Sífilis

Também Conhecido como: VDRL, RPR, FTA, microscopia de campo escuro
Nome formal: Teste da Sífilis
Testes relacionados:



1. Quais são os sintomas da sífilis?

2. O que acontece se eu não me tratar?

3. Como é transmitida a sífilis?

4. Como é tratada?

5. Como pode ser evitada a sífilis ?

 

 

1. Quais são os sintomas da sífilis?

Os primeiros sintomas de sífilis não são imediatamente visíveis. O primeiro estádio ou fase começa após 10 dias a três meses da infecção. Uma ferida, chamada de “cancro”, aparece, geralmente na parte do corpo exposta à úlcera do parceiro sexual, como o pénis ou a vagina. O “cancro” pode ser indolor e passar despercebido, e desaparece após algumas semanas.

 

2. O que acontece se eu não me tratar?

A sífilis secundária começa três a seis semanas após o aparecimento do “cancro”. É marcada por uma erupção da pele que geralmente cicatriza após algumas semanas ou meses. Pode haver outros sintomas, tais como febre e dor de garganta. Quando não tratada, a sífilis pode continuar para ou estádio ou fase  latente, durante o qual não surgem sintomas e não é contagiosa. Cerca de um terço de todos os casos progridem para as complicações tardias, ou sífilis terciária. Nestes casos, as bactérias podem lesar o coração, os olhos, o cérebro, o sistema nervoso, os ossos, as articulações, ou praticamente qualquer parte do corpo. Este estádio pode durar anos, com a fase final que leva à doença mental, cegueira, outros problemas neurológicos, doenças cardíacas e morte.

 

3. Como é  transmitida a sífilis?

A bactéria é transmitida através do contacto directo com uma ferida infectada com sífilis. Isso geralmente acontece através do contacto sexual,  sexo vaginal, anal ou oral.

A mãe infectada pode transmitir a doença ao feto, com consequências graves e potencialmente fatais para o bebé.

 

4. Como é tratada?

A sífilis pode ser tratada com o antibiótico penicilina. As infecções recém-adquiridas podem ser curadas facilmente. Um tratamento mais prolongado pode ser necessário para curar um doente que tenha sido infectado há mais de um ano.

 

5. Como pode ser evitada a sífilis ?

Homens e mulheres jovens sexualmente activos podem reduzir o risco de sífilis, reduzindo número de parceiros sexuais  e utilizando  preservativos correctamente e  durante toda  a relação sexual.




Última data modificada15.04.2014

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.