Transferrina

Também Conhecido como:
Nome formal: Capacidade Total de Fixação do Ferro (CTFF ou TIBC- total iron binding capacity), Transferrina
Testes relacionados: Ferro Sérico, Ferritina

Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

 

Como é utilizado?

A TIBC determina-se tipicamente em conjunto com o ferro sérico para avaliar as pessoas suspeitas de terem deficiência ou excesso de ferro. A concentração de ferro dividida pela TIBC resulta na saturação da transferrina, que é um indicador mais útil do estado do ferro do que o ferro ou a TIBC isolados. Numa pessoa saudável, cerca de 20 a 50% dos locais de ligação da tranferrina são usados para ligação ao ferro. Nos casos de deficiência de ferro, a concentração de ferro é baixa, mas a TIBC é elevada, e a saturação de transferrina torna-se bastante baixa. Nos estados de excesso de ferro como em casos de hemocromatose, a concentração de ferro estará elevada e a TIBC será baixa ou normal, provocando o aumento da saturação de transferrina.

A determinação da tranferrina (em vez da TIBC) é bastante comum quando se pretende avaliar o estado nutricional ou a função hepática de um doente. Uma vez que é produzida no fígado, a transferrina estará bastante baixa em caso de doença hepática. Os níveis de transferrina também caem quando não são adquiridos proteínas suficientes na alimentação, portanto, este teste pode ser utilizado para monitorizar o estado nutricional do doente.

 

 

Quando é solicitado?

A TIBC pode ser solicitada juntamente com o ferro sérico quando se suspeita de um excesso ou deficiência de ferro no organismo. Se sofre de anemia, e principalmente se os glóbulos vermelhos são microcíticos e hipocrómicos, realizam-se, normalmente, testes relacionados com o ferro. Se o seu médico suspeita de um excesso de ferro, ou se tem uma história familiar de hemocromatose, a determinação de ferro a de TIBC pode ser utilizada para verificar a necessidade de realização de outros testes. 

 

 

 

O que significa o resultado?

Uma TIBC ou transferrina elevadas indicam normalmente deficiência de ferro, mas estas também se podem encontrar elevadas durante a gravidez e com a toma de contraceptivos orais. Uma TIBC ou transferrina baixa pode acontecer em casos de hemocromatose, em certos tipos de anemia, em que há acumulação de ferro, em casos de malnutrição, inflamação, doença hepática ou síndrome nefrótica (doença renal que provoca perda de proteínas na urina).

 

 


Última data modificada04.10.2010