Hematócrito

Também Conhecido como: Volume globular
Nome formal: Hematócrito
Testes relacionados: Hemograma Completo



O que vai ser analisado?

O hematócrito é uma medida da proporção de sangue que é constituída por glóbulos vermelhos. O valor é expresso em percentagem ou fracção dos glóbulos no sangue. Por exemplo, um hematócrito com o valor de 40% significa que existem 40 mililitros de glóbulos vermelhos em 100 mililitros de sangue.

 

O hematócrito aumenta quando o número de glóbulos vermelhos aumenta, ou quando o volume de plasma é reduzido, como nos casos de desidratação. O hematócrito diminui para um valor mais baixo do que o normal, indicando anemia, quando o organismo diminui a produção ou aumenta a destruição de glóbulos vermelhos, ou quando se perde sangue devido a uma hemorragia. 

 

O hematócrito reflecte o número de glóbulos vermelhos e o seu volume (volume corpuscular médio ou VCM). Se o tamanho dos glóbulos vermelhos diminuir, o valor do hematócrito também diminui e vice-versa.

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é extraída de uma veia do antebraço ou através de uma picada no dedo (para criança e adultos) ou calcanhar (para recém-nascidos).

 

Existe alguma preparação necessária para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário qualquer preparação.




Última data modificada28.09.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.