Teofilina

Também Conhecido como: Aminofilina
Nome formal: Cafeína, Teofilina
Testes relacionados:



O que vai ser analisado?

Estas análises determinam a quantidade de teofilina ou cafeína no sangue. Tanto a teofilina como a cafeína são metilxantinas – fármacos que estimulam e ajudam à respiração. A teofilina é uma de várias medicações que tanto pode ser administrada a crianças como a adultos que possuem asma e a adultos que possuem doença pulmonar obstrutiva crónica. É um broncodilatador com um espectro terapêutico estreito – concentrações demasiado baixas de teofilina são ineficazes e concentrações demasiado elevadas podem causar toxicidade. A toxicidade crónica de teofilina está associada ao risco de convulsões. Tanto a toxicidade aguda como a toxicidade crónica são potencialmente mortais.

 

A teofilina pode também ser prescrita para tratar apnéia em recém-nascidos prematuros, contudo, nestes casos, o citrato de cafeína é, por norma, a medicação escolhida. A apnéia reduz a quantidade de oxigénio disponível no organismo. É uma condição relativamente comum e perigosa em recém-nascidos prematuros que deve ser prontamente tratada e monitorizada de perto. Enquanto que ambas as medicações podem reduzir os episódios de apnéia, a cafeína tem, contudo, menos efeitos laterais e, em consequência, possui um menor risco de toxicidade. No entanto, quando administrada em doses muito elevadas, podem ocorrer sintomas similares aos observados devido à toxicidade pela teofilina.

 

Em consequência do acima mencionado, estabelecer e manter doses terapêuticas pode tornar-se uma tarefa relativamente difícil. Pode ser necessário monitorizar tanto os níveis de cafeína como os níveis de teofilina, uma vez que, a gama de concentrações terapêuticas destes fármacos é estreita e, em alguns casos, a dose administrada não está bem correlacionada com a sua concentração a nível sanguíneo. O ritmo a que estas drogas são metabolizadas varia de pessoa para pessoa e está diminuída nas crianças e nos idosos. O nível destes metabolitos pode também ser afectado com base em condições como a doença hepática, o hipotiroidismo ou se o indivíduo possui infecções agudas ou está doente. Muitos fármacos interactuam e interferem com o metabolismo da teofilina, podendo aumentar ou diminuir a sua taxa de metabolização.

 

 

Como se obtém a amostra para a análise?

A amostra é obtida através da inserção de uma agulha numa veia do braço. Em recém-nascidos a amostra pode ser colhida por meio de uma picada no calcanhar do bebé.

 

Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário nenhum teste de preparação.




Última data modificada04.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.