AST

Também Conhecido como: Transaminase glutâmico-oxalacética sérica; SGOT
Nome formal: Aspartato aminotransferase
Testes relacionados: ALT, Fosfátase Alcalina, Bilirrubina, Liver Panel



1. O que é hepatite?

2. Que outros testes se utilizam para avaliar uma doença hepática?

3. Quem está em risco de desenvolver uma doença hepática? 

4. Que sinais deveriam alertar-me para uma doença hepática?

 

 

1. O que é hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado Existem duas formas principais: aguda e crónica. A hepatite aguda faz com que a pessoa afectada se sinta doente, como se estivesse com gripe, muitas vezes com perda de apetite e às vezes diarreia e vómitos. Em muitos casos de hepatite aguda a urina escurece, as fezes ficam pálidas, e a pele e os olhos ficam amarelos. A maioria dos indivíduos afectados recupera completamente. A hepatite crónica normalmente não tem sintomas, ou provoca apenas perda de energia e cansaço; a maioria das pessoas não sabe que a tem. Em algumas pessoas, a hepatite crónica pode deteriorar gradualmente o fígado e, depois de vários anos, provocar a sua falha.

 

 

 

 

2. Que outros testes se utilizam para avaliar uma doença hepática?

Outros testes hepáticos muitas vezes usados incluem mais enzimas que se encontram nas células hepáticas, como a aspartato aminotransferase (AST) e a fosfatase alcalina (ALP) e a bilirrubina (um pigmento amarelo que é removido do organismo pelo fígado).

 

 

 

3. Quem está em risco de desenvolver uma doença hepática? 

Embora existam muitas coisas que possam prejudicar o fígado, as causas principais da doença hepática são infecções virais que têm como alvo o fígado e o consumo excessivo de álcool. Em casos raros, alguns fármacos podem provocar lesões no fígado; o médico deve solicitar testes hepáticos de vez em quando caso esteja a tomar um destes fármacos. Algumas doenças herdadas pelos pais podem, ocasionalmente, afectar o fígado.

 

 

 

4. Que sinais deveriam alertar-me para uma doença hepática?

Em muitos casos, a doença hepática é “silenciosa”. Quando se dá uma lesão rápida do fígado (uma doença chamada hepatite aguda), a pele e a esclerótica (parte branca do olho) ficam amarelas, a urina castanha e as fezes perdem a sua cor normal. Nos seus estados tardios, a doença hepática pode provocar inchaço abdominal, vómitos de sangue, confusão e fácil aparecimento de hematomas. 

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.