CK–MB

Também Conhecido como: CK MB, CPK MB
Nome formal: Creatina quinase – MB
Testes relacionados: CK, Mioglobina, Troponina, Marcadores Cardíacos



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

 

Como é utilizado?

Os níveis de CK-MB, juntamente com a CK total, são medidos em pessoas que têm dor no peito para diagnosticar se sofreram um ataque cardíaco. Uma vez que uma CK total alta pode indicar lesão no músculo cardíaco ou noutros músculos, a CK-MB ajuda a distinguir a causa desta subida. Se o médico pensar que sofreu um ataque cardíaco e lhe receitar um anti-coagulante, a CK-MB pode ajudar o médico a perceber se o medicamento fez efeito. Quando o coágulo se dissolve, a CK-MB tem tendência a aumentar e a diminuir rapidamente. Mediante várias determinações da CK-MB no sangue, o médico é capaz de dizer se o medicamento foi eficaz.

 

 

 

Quando é solicitado?

A CK-MB é geralmente avaliada, juntamente com a CK total, em pessoas com dor no peito, para determinar se esta se deve a um ataque cardíaco. Também deve ser analisada em pessoas com uma CK elevada para determinar se se trata de uma lesão no músculo cardíaco ou noutros músculos.

 

 

 

O que significa o resultado?

NOTA: não é possível identificar um intervalo de referência padrão para esta análise. Uma vez que os valores de referência dependem de muitos factores, incluindo a idade do paciente, sexo, as características da população e outros métodos de análise, os resultados numéricos da análise têm significados diferentes em laboratórios diferentes. O relatório do seu laboratório deve incluir o intervalo de referência específico para as suas análises. O Lab Tests Online recomenda que discuta os resultados da sua análise com o se médico. Para mais informação sobre “intervalos de referência”, leia por favorIntervalos de Referência e o seu Significado.

 

Se o valor da CK-MB for elevado é provável que exista uma lesão cardíaca. Uma CK elevada com uma CK-MB baixa sugere uma lesão do músculo esquelético.

 

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

Se o médico suspeitar de uma lesão quer no músculo cardíaco, quer no músculo esquelético, a análise à troponina é mais específica na identificação de um ataque cardíaco.

 

Os doentes com insuficiência renal também podem ter níveis elevados de CK-MB sem terem sofrido um ataque cardíaco. Muito raramente, em doenças musculares crónicas, em doenças com níveis baixos de hormonas tiróides ou em situações de consumo excessivo de álcool, a CK-MB pode aumentar produzindo mudanças parecidas com aquelas vistas num ataque cardíaco.

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.