CK–MB

Também Conhecido como: CK MB, CPK MB
Nome formal: Creatina quinase – MB
Testes relacionados: CK, Mioglobina, Troponina, Marcadores Cardíacos



1. O que significa “ataque cardíaco”?

2. Se tiver dores no peito, significa que estou a ter um ataque cardíaco?

3. Que outros testes se fazem para detectar um ataque cardíaco?

4. E se não tiver a certeza que estou a sofrer um ataque cardíaco?

 

 

1. O que significa “ataque cardíaco”?

Ataque cardíaco significa que parte do músculo do coração morreu. O termo médico para isto é enfarte do miocárdio (EM)., Na maioria das vezes, um ataque cardíaco começa com uma espécie de pressão ou dor no peito, que frequentemente se estende até ao pescoço ou ao braço esquerdo. Pode ter dificuldades em respirar ou sentir-se fraco e ter suores frios.

 

Um ataque cardíaco ocorre normalmente porque um dos vasos sanguíneos (chamados artérias coronárias) que levam o sangue para o músculo cardíaco está obstruído. Isto acontece quando se forma um coágulo de sangue num vaso que já está parcialmente obstruido. Esta obstrução parcial, que acontece de maneira gradual ao longo dos anos, deve-se, normalmente, à acumulação de gordura na parede do vaso sanguíneo (isto também se conhece como endurecimento das artérias – cujo termo médico é aterosclerose).

 

 

 

 

2. Se tiver dores no peito, significa que estou a ter um ataque cardíaco?

A dor no peito pode ser provocada por outros problemas, e nem sempre é possível dizer só a partir do tipo de dor no peito se está ou não a ter um ataque cardíaco. Muitas pessoas sofrem de dor no peito por distensão dos músculos do peito, problemas no esófago ou no estômago (azia) e, também, problemas nos pulmões. A dor no peito pode ser um sinal de alerta precoce de doença das artérias do coração (doença das artérias coronárias ou DAC).

 

A dor no peito que surge durante exercício físico, trabalho intenso, ou em momentos de stress, que dura durante uns minutos e que desaparece com o repouso é chamada angina de peito. Se a dor dura mais do que uns minutos, sobretudo se está a descansar, então procure imediatamente ajuda médica.

 

 

 

3. Que outros testes se fazem para detectar um ataque cardíaco?

Os médicos costumam utilizar mais do que um teste para determinar se a dor no peito se deve a um ataque cardíaco. A troponina é geralmente considerada a análise mais específica e a CK-MB (a isoenzima cardíaca da CK) também é bastante eficaz em detectar uma lesão no coração, mesmo quando não há outras evidências de um ataque cardíaco. A mioglobina e a creatina quinase quase sempre aumentam em pacientes com um ataque cardíaco, mas são menos específicas, porque existem outras doenças que podem fazer aumentá-las.

 

 

 

4. E se não tiver a certeza que estou a sofrer um ataque cardíaco?

Se tem dor no peito prolongada, que não desaparece com o repouso, ou lhe foi dito que tinha angina de peito e os medicamentos que toma não lhe aliviam a dor, procure imediatamente ajuda médica. Muitas pessoas que tiveram um ataque cardíaco morreram sem tentar chamar uma ambulância ou ir para a urgência.

 

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.