Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes

Também Conhecido como: PSOF; “Hemoccult”; Teste de resina de guaiaco; Sangue oculto nas fezes
Nome formal: Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes
Testes relacionados:



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma cosa que deveria saber?

 

 

Como é utilizado?

A principal utilidade da PSOF é a detecção precoce do cancro do cólon. O único sintoma inicial de cancro pode ser apenas o sangue nas fezes. Se o cancro for detectado cedo, as hipóteses de cura são maiores. A PSOF não é um diagnóstico para o cancro; existem outros procedimentos necessários para encontrar a causa da hemorragia, porque o sangue pode também indicar outros problemas gastrointestinais.

Uma utilidade secundária da PSOF é a detecção da causa da anemia, como a perda de sangue devido a uma hemorragia de uma úlcera. Na presença de sintomas e sinais de anemia, como cansaço ou concentrações de hemoglobina e hematócrito baixas, e/ou fezes mais escuras que o normal, o médico pode solicitar a PSOF.

 

 

Quando é solicitado?

A PSOF realiza-se normalmente como parte de um exame de rotina. Os testes são usados principalmente como uma ferramenta de rastreio para a detecção precoce de cancro do cólon. Há organizações que recomendam que devem ser realizados anualmente a partir dos 50 anos (como a Sociedade Americana do Cancro e outras organizações), ou quando o médico o solicita, baseando-se no histórico médico familiar. A maior parte das pessoas que os realizam são assintomáticas.

 

O médico pode também solicitar uma PSOF se suspeita que o doente tem uma anemia inexplicável que possa ser causada por uma hemorragia do tracto GI.

 

 

O que significa o resultado?

A PSOF é, normalmente, negativo. Um resultado positivo indica que o doente tem uma hemorragia no tracto gastrointestinal. Esta perda de sangue pode ser provocada por úlceras, diverticuloses, pólipos, doença intestinal inflamatória, hemorróidas, por sangue engolido derivado das gengivas ou de hemorragias nasais, ou pode ser devido a tumores benignos ou cancerosos. Qualquer coisa que se projecte no lúmen (o espaço vazio no intestino), como um pólipo ou tumor, e é pressionado contra as fezes que passam, pode eventualmente fazer sangrar intermitentemente. Muitas vezes, esta pequena quantidade de sangue é o primeiro, e às vezes o único, sinal precoce de cancro do cólon, o que torna a PSOF uma ferramenta de rastreio muito importante.

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

As hemorragias, principalmente de pólipos e tumores, são intermitentes, por isso o sangue não é distribuído uniformemente em todas as amostras. A colheita de três amostras diferentes em três dias diferentes aumenta as hipóteses de detectar uma hemorragia intermitente.

 

 




Última data modificada13.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.