Folato

Também Conhecido como: Cobalamina; Ácido Fólico; Folato eritrocitário
Nome formal: Vitamina B12 e Folato
Testes relacionados: Hemograma Completo, CMP



O que vai ser analisado?

Estes testes determinam a concentração de folato e vitamina B12 na porção líquida do sangue, o soro. Também se pode determinar a concentração de folato que se encontra dentro dos glóbulos vermelhos – que deverá ser mais elevada dentro dos glóbulos do que no soro.

 

A vitamina B12 e o folato fazem parte das vitaminas do complexo B. O folato encontra-se nos vegetais de folha verde, citrinos, feijões e ervilhas, fígado e nas leveduras; a vitamina B12 encontra-se nos produtos de origem animal como carnes vermelhas, peixe, aves, leite e ovos. Os cereais enriquecidos, pães e outros produtos de cereais são também fontes importantes de vitamina B12 e de folato (identificado como "ácido fólico" nas tabelas nutricionais).

 

A vitamina B12 e o folato são necessários para a formação normal dos glóbulos vermelhos, para uma boa reparação dos tecidos e células, e para a síntese de ADN. A vitamina B12 também é importante para a saúde dos nervos, e o folato é necessário para a divisão das células, como acontece no feto durante a gravidez. As deficiências de vitamina B12 ou de folato podem conduzir a anemia macrocítica. Esta patologia, também conhecida como anemia megaloblástica, caracteriza-se pela produção de poucos, mas grandes, glóbulos vermelhos, denominados macrócitos. Os macrócitos têm normalmente um período de vida mais curto do que os glóbulos vermelhos normais e têm maior probabilidade de hemolisar, conduzindo ao cansaço, fraqueza e a outros sintomas de anemia. A deficiência de vitamina B12 também pode conduzir a vários graus de neuropatia, lesão dos nervos que pode provocar formigueiro e dormência nos pés e mãos do doente. A deficiência de folato no início da gravidez pode aumentar o risco de defeitos do tubo neural, como a espinha bífida durante o desenvolvimento do feto. 

 

Existe uma variedade de causas de deficiência de vitamina B2 e de folato. São elas:

 

Ingestão insuficiente

O corpo humano armazena vitamina B12 durante vários anos no fígado, e esta já está disponível em forma de suplemento alimentar, portanto uma alimentação deficiente nesta vitamina é bastante rara nos EUA. Pode ser vista por vezes em casos de malnutrição e em vegetarianos vegan - aqueles que não consomem produtos de origem animal, incluindo leite e ovos. Também pode acontecer em crianças e bebés em fase de amamentação, cujas mães são vegetarianas vegan. Uma vez que estes não têm as reservas que os adultos têm, as deficiências nas crianças e bebés aparecem de forma bastante rápida.

 

As deficiências de folato eram bastante comuns, mas com o aparecimento de cereais enriquecidos, pães e outros produtos de cereais, tornaram-se menos frequentes. Uma vez que o folato está armazenado nos tecidos em quantidades menores do que a vitamina B12, este deve consumir-se com mais regularidade.

 

Malabsorção

As deficiências de vitamina B12 e de folato podem observar-se em condições que interferem com a sua absorção no intestino delgado. São elas:

 

  • Doença celíaca
  • Crescimento bacteriano exagerado no estômago e intestinos
  • Diminuição da produção de suco gástrico (este é necessário para separar a vitamina B12 das proteínas na comida)
  • Anemia perniciosa, a causa mais comum da deficiência de vitamina B12. Uma molécula chamada factor intrínseco é produzida normalmente pelas células parietais gástricas. A vitamina B12 liga-se ao factor intrínseco no estômago e o composto resultante é absorvido nos intestinos. Na anemia perniciosa, o factor intrínseco é produzido em muito pouca quantidade, diminuindo a absorção de vitamina B12.
  • A cirurgia que remove parte do estômago (e as células parietais) ou intestino pode fazer diminuir bastante a absorção.

 

Aumento da perda

Esta pode observar-se nas seguintes situações:

 

  • Doença hepática e renal
  • Alcoolismo – com o abuso de álcool, a vitamina B12 e o folato são menos absorvidos e mais eliminados pelos rins.
  • Medicamentos anticonvulsionantes como fenitoína podem fazer diminuir o nível de folato, bem como os medicamentos como metformina e metotrexato.

 

Aumento do consumo

Todas as grávidas necessitam de quantidades maiores de folato para o bom desenvolvimento do feto. Se uma mulher tiver deficiência de folato antes de ficar grávida, esta pode agravar durante a gestação, e conduzir ao nascimento prematuro do bebé e a defeitos do tubo neural.

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é extraída de uma veia do antebraço.

 

 

Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra?

Pode ser necessário estar em jejum por 6 a 8 horas antes da colheita da amostra. Peça instruções ao seu médico ou laboratório.

 

 




Última data modificada04.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.