GGT

Também Conhecido como: Gamaglutamil transpeptidase, GGTP
Nome formal: Gamaglutamil transferase
Testes relacionados: AST, Fosfátase Alcalina, ALT, Bilirrubina, Liver Panel

O que vai ser analisado?

A GGT é uma enzima que se encontra principalmente no fígado, embora possa ser encontrada em outros órgãos como o rim, baço e pâncreas. A GGT está aumentada na maioria das doenças que causam lesão aguda do fígado ou das vias biliares, mas normalmente não é útil na distinção entre diferentes causas de lesão hepática. A sua concentração no sangue é muito sensível a mudanças na função hepática, pois estando normalmente presente em concentrações baixas, quando o fígado sofre uma lesão ou obstrução, as suas concentrações aumentam. A GGT é a primeira enzima hepática a subir quando há obstrução (por cálculos ou tumores) de qualquer dos canais que transportam a bile do fígado para o intestino, o que torna a GGT a enzima hepática mais sensível para detectar problemas dos ductos biliares. Contudo, a GGT não é muito especifica e não é útil para diferenciar entre várias causas de lesão hepática, na medida em que se pode elevar com diferentes tipos de doença do fígado, como sejam hepatite viríca ou cancro hepático.

Quer a GGT, quer a FA podem elevar-se em doenças hepáticas, mas apenas a FA se eleva em doenças que afectam os ossos. Assim, a GGT permite distinguir a origem hepática ou óssea de um elevação da FA.

As concentrações de GGT podem estar aumentadas mesmo com o consumo de pequenas quantidades de bebidas alcoólicas. Encontram-se valores mais elevados em bebedores pesados crónicos do que em bebedores pesados ocasionais ou bebedores de menos de 2 a 3 bebidas por dia. A GGT pode ser útil para distinguir um consumidor agudo ou crónico de álcool.

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é colhida de uma veia do antebraço.

 

Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra?

Depois das refeições, os níveis de GGT diminuem, portanto é melhor realizar o teste em jejum.

 


Última data modificada01.07.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.