HDL

Também Conhecido como: Colesterol HDL; Colesterol “bom”
Nome formal: Lipoproteína de alta densidade
Testes relacionados: Triglicerídeos, Colesterol, LDL, Perfil Lipídico



Como é utilizado?

Quando é solicitado?

O que significa o resultado?

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

Como é utilizado?

A análise ao colesterol HDL faz-se com outros testes para determinar níveis de lípidos e avaliar o risco de desenvolver doença cardíaca.

 

 

 

Quando é solicitado?

O teste de colesterol HDL solicita-se com outros testes como colesterol, colesterol LDL e triglicerídeos, fazendo parte de um perfil lipídico. Recomenda-se que todos os adultos o façam pelo menos uma vez em cada cinco anos. A combinação do colesterol e do colesterol HDL é muito útil para o despiste de doença cardíaca dado que para estes dois testes não é necessário estar em jejum. Já para o perfil lipídico completo, é necessário estar em jejum por 9 a 12 horas antes de efectuar o teste.

 

A análise ao colesterol HDL deve também ser solicitada em intervalos regulares para avaliar em que medida as mudanças no estilo de vida, tais como fazer dieta e exercício físico ou ainda parar de fumar, aumentaram os níveis de colesterol HDL.  

 

 

 

 

O que significa o resultado?

É preferível ter um colesterol HDL elevado do que baixo. Quanto mais elevado for o nível de colesterol HDL, menor será o risco de desenvolver doença cardíaca. Para os adultos:

  • Se o nível de colesterol HDL for inferior a 40 mg/dL (1.0 mmol/L) para os homens, e 50 mg/dL (1.3 mmol/L) para as mulheres, existe um risco elevado de doença cardíaca.
  • O nível desejável está entre 40-50 mg/dL (1.0-1.3 mmol/L) para os homens e entre 50-59 mg/dl (1.3-1.5 mmol/L) para as mulheres, e está associado a um nível médio de doença cardíaca.
  • Valores acima dos 60 mg/dL (1.55 mmol/L) estão associados a um risco de doença cardíaca inferior à média.

 

As categorias de risco para as crianças e adolescentes são diferentes das dos adultos. Recomenda-se falar com o pediatra da criança acerca dos resultados do teste.

 

 

O colesterol HDL deve ser interpretado dentro do contexto de todos os resultados do perfil lipídico e em consulta com o médico.

 

 

 

Há mais alguma coisa que deveria saber?

 

O colesterol HDL deve ser determinado quando um indivíduo não está doente. O colesterol diminui durante doenças agudas, imediatamente depois de um ataque cardíaco ou em situações de stress (como por exemplo cirurgia ou acidente). Deve esperar-se pelo menos 6 semanas depois de qualquer doença para medir a concentração de colesterol.

 

O colesterol aumenta durante a gravidez. As mulheres devem esperar pelo menos 6 semanas depois do bebé nascer para fazer análises ao colesterol.

 

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.