Lipase

Também Conhecido como:
Nome formal:
Testes relacionados: Amilase



1. Quais são as consequências a longo prazo da pancreatite?

2. Os níveis elevados de lipase significam sempre doença pancreática?

3. Porque é que os testes de lipase e amilase se solicitam sempre em conjunto?

 

 

1. Quais são as consequências a longo prazo da pancreatite?

Nas situações de pancreatite aguda não existem normalmente consequências a longo prazo, e muitas vezes não se desenvolvem outros problemas. A pancreatite crónica decorre de uma série de episódios agudos, mas é geralmente devido a alcoolismo crónico. Este causa lesão pancreática permanente com fibrose e depósitos cálcicos. Alguns doentes desenvolvem diabetes. Frequentemente pode desenvolver-se insuficiência pancreática com dificuldade em digerir a comida, principalmente gorduras. A falta de enzimas pancreáticas normais pode conduzir a efeitos adversos na digestão da comida e eliminação dos resíduos, provocando dor abdominal e fezes gordurosas. Os sintomas podem ser controlados mas a lesão é irreversível. Se a doença progredir, pode mesmo levar à morte. 

 

 

 

2. Os níveis elevados de lipase significam sempre doença pancreática?

Em alguns casos, a lipase elevada pode ser provocada por uma outra patologia que não pancreatite. Nos casos de pancreatite, a lipase aumenta rapidamente e diminui em 5 a 7 dias. Noutras patologias, o aumento não é tão grande e o nível pode manter-se por um longo período de tempo. O seu médico é a melhor pessoa para determinar se sofre de doença pancreática. Ele fará um diagnóstico baseado nos seus sintomas, histórico médico e nos resultados do teste.

 

 

3. Porque é que os testes de lipase e amilase se solicitam sempre em conjunto?

Os níveis de amilase no sangue são sensíveis para detectar doenças pancreáticas, mas não são específicos. A presença de níveis elevados de amilase no sangue pode indicar um problema ao nível do pâncreas; no entanto, as doenças não pancreáticas também podem provocar o aumento das concentrações de amilase. Os níveis de lipase são normalmente elevados nas doenças pancreáticas e são mais específicos do que a amilase na detecção das doenças do pâncreas. Avaliar os resultados dos dois testes juntos ajuda a diagnosticar, explicar ou excluir pancreatite ou outras patologias.

 




Última data modificada14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.