Vitamina D

Também Conhecido como: vitamina D2, vitamina D3, calcidiol e calcifidiol (25-hidroxivitamina D), calcitriol (1,25-dihidroxivitamina D)
Nome formal: 25-hidroxivitamina D (Calcidiol), 1.25-dihidroxivitamina D (Calcitriol)
Testes relacionados: Cálcio, Magnésio, Phosphorus, PTH



O que vai ser analisado?

Existem 2 formas de vitamina D que podem ser medidas no sangue - 25-hidroxivitamina D e 1,25-dihidroxivitamina D. A 25-hidroxivitamina D é a forma da hormona mais abundante encontrada no sangue, sendo o componente inactivo a partir do qual a hormona activa, 1,25-dihidroxivitamina D, é produzida. Dado que a 25-hidroxivitamina D permanece durante mais tempo no sangue e esta numa concentração mais elevada do que a 1,25-dihidroxivitamina D, a 25-hidroxivitamina D é geralmente medida para determinar a quantidade de vitamina D existente. A 1,25-dihidroxivitamina D é usada para determinar se o rim está a converter uma quantidade adequada de 25-hidroxivitamina D inactiva em 1,25-dihidroxivitamina D na sua forma activa.

A vitamina D resulta de 2 fontes: a) a que é produzida na pele em resultado da exposição à luz solar (endógena) e b) a que está presente nos alimentos e suplementos (exógena). As estruturas químicas destes tipos de vitamina D são ligeiramente diferentes e distinguem-se pelos números subscritos no seu nome químico. A vitamina D2 (ergocalciferol) é a forma encontrada em alimentos de origem animal e na maior parte dos preparados e suplementos vitamínicos, enquanto que a vitamina D3 (colecalciferol) é a forma produzida no organismo, sendo também usada em algumas formulações de dose elevada usadas para tratar a carência grave de vitamina D.

Ambos os tipos de vitamina D, a vitamina D2 e a vitamina D3, são convertidos em 25-hidroxivitamina D e posteriormente em 1,25-dihidroxivitamina D. Muitos dos testes laboratoriais que determinam a 25-hidroxivitamina D não distinguem as formas D2 e D3.

A principal função da vitamina D é ajudar a regular a absorção do cálcio, do fósforo e (em menor grau) do magnésio. A vitamina D é vital para o crescimento e saúde dos ossos. Sem ela, os ossos seriam frágeis, mal formados e incapazes de se auto-reparar normalmente, resultando na doença chamada raquitismo nas crianças e osteomalácia nos adultos. A vitamina D tem sido também relacionada com a regulação da autoimunidade, funções metabólicas e com a prevenção do cancro.

 

Como se obtém a amostra para análise?

É obtida uma amostra de sangue colhida de uma veia do antebraço.Não é necessária qualquer preparação para o teste.

 




Última data modificada27.09.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.