Electrólitos

Também Conhecido como:
Nome formal: Painel Electrolítico
Testes relacionados: Sódio, Potássio, Cloreto, CO2



O que vai ser analisado?

Os electrólitos são minerais com carga eléctrica que se encontram nos tecidos e sangue do organismo sob a forma de sais dissolvidos. Facilitam a entrada de nutrientes nas células do organismo e a remoção de resíduos, mantêm um equilíbrio hídrico saudável e ajudam a estabilizar o nível de pH no organismo. O painel de electrólitos determina os principais electrólitos do organismo: Sódio (Na+), potássio (K+), cloreto (Cl-) e bicarbonato (muitas vezes denominado CO2 total).

A maior parte do sódio encontra-se no plasma, fora das células do organismo (meio extracelular), onde ajuda a regular a quantidade de água presente no organismo. O potássio encontra-se principalmente dentro das células (meio intracelular), embora uma pequena mas essencial concentração esteja também presente no plasma (porção líquida do sangue). É importante controlar as concentrações de potássio, uma vez que pequenas alterações dos seus níveis no plasma podem afectar o ritmo cardíaco e a capacidade de contracção do coração. O cloreto entra e sai das células de forma a manter a carga eléctrica neutra, sendo que a sua concentração reflecte, normalmente, a concentração de sódio. A função do bicarbonato (ou CO2 total, estimativa da concentração de bicarbonato) que é excretado e reabsorvido pelos rins é, primeiramente, ajudar a manter um nível de pH estável (equilíbrio ácido-base), mas tem também como função ajudar a manter um ambiente de neutralidade eléctrica.

 

O sódio, potássio e cloreto provêm da alimentação sendo excretados através dos rins. Os pulmões fornecem oxigénio e regulam o CO2, que está em equilíbrio com o bicarbonato. O equilíbrio destas moléculas é um indicador do bom funcionamento de muitas funções básicas do organismo, incluindo aquelas que são levadas a cabo pelos rins e coração.

O painel de electrólitos é composto por testes individuais do sódio, potássio, cloreto e bicarbonato (ou CO2 total). O hiato aniónico (“anion gap") é um teste que está directamente relacionado com o painel de electrólitos sendo um valor calculado utilizando os resultados do painel electrolítico. Um resultado de hiato aniónico anormal não é específico, mas sugere que poderão existir alguns tipos de anomalias metabólicas, como inanição ou diabetes, ou a presença de uma substância tóxica, como oxalato, glicolato ou aspirina. Para mais informação sobre o hiato aniónico clique aqui.

 

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra é colhida de uma veia do antebraço.

 

É necessário algum teste de preparação para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário nenhum teste de preparação.




Última data modificada06.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.