Sódio

Também Conhecido como: Na
Nome formal:
Testes relacionados: Cloreto, Potássio, Electrólitos, CO2



1. Qual é o consumo de sal recomendável?

2. Existe alguma população em risco de ter uma concentração baixa ou elevada de sódio?

 

 

1. Qual é o consumo de sal recomendável?

O Food and Nutrition Board recomenda um consumo de sal inferior a 2400 mg por dia para os adultos. As pessoas obtêm normalmente quantidades adequadas de sódio na sua alimentação diária, mas é importante não exceder esta quantidade recomendada.

As fontes comuns de sódio são muitas vezes a comida processada à qual se adiciona sal durante a preparação, como queijos, sopas, picles e salgadinhos. Além disso, outras comidas processadas, preparadas comercialmente, ou comidas de restaurante têm geralmente elevadas quantidades de sódio.

 

Para as pessoas sensíveis ao sódio ou que sofrem de hipertensão, a redução do consumo de sal pode conduzir a efeitos marcadamente benéficos para a saúde. Mas mesmo que não tenha a pressão arterial elevada, limitar o sódio como parte de uma dieta saudável pode diminuir o risco de desenvolver problemas relacionados com a pressão arterial e doença cardíaca.

 

O seu gosto pelo sal é adquirido e reversível. Sempre que utiliza menos sal, a sua preferência por ele irá diminuir.

 

 

2. Existe alguma população em risco de ter uma concentração baixa ou elevada de sódio?

Sim. As pessoas que têm diarreia, suor excessivo, queimaduras, vómitos, doença de Addison, doença renal ou insuficiência cardíaca congestiva podem ter baixos níveis de sódio. As pessoas com desidratação, que consomem diuréticos, com síndrome de Cushing, fibrose quística, distúrbios neurológicos, hipotiroidismo ou insuficiência renal podem apresentar níveis de sódio elevados.

 




Última data modificada06.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.