aPTT

Também Conhecido como: Tempo de tromboplastina parcial, PTT, APTT
Nome formal: Tempo de tromboplastina parcialmente ativada (aPTT)
Testes relacionados: PT, Fibrinogen, Thrombin Time, Lupus Anticoagulant, ACT, Coagulation Factors, Contagem de Plaquetas, Cardiolipin Antibodies



1. O PTT é sempre usado para monitorizar a terapia com heparina?

2. Todos devem verificar os níveis de PTT?

3. Como posso alterar meu PTT?

4. O que é um PTT sensível ao LA e como é que difere do PTT regular?

 

 

1. O PTT é sempre usado para monitorizar a terapia com heparina?

Em algumas situações, não é.

1. Quando são usadas altas doses de heparina, como pode ocorrer durante a cirurgia de coração aberto, o PTT perde sua sensibilidade; ele não irá coagular. A este nível intenso de anticoagulação, o tempo de ativação do coágulo (ACT) é usado como uma ferramenta de monitorização.

2. Alguns médicos e laboratórios agora monitorizam a terapia padrão de heparina (não fraccionada) usando o teste do anti-factor Xa.

3. Heparina de baixo peso molecular (HBPM) é uma forma de ação rápida da heparina utilizada no tratamento de doenças como a prevenção de trombose venosa profunda. Embora geralmente não necessitando de acompanhamento, deve ser controlada usando o teste de anti-factor Xa.

4. Para pacientes com anticoagulante lúpico e tromboses e que estão a ser tratados com heparina, o PTT não é confiável; Assim, o ensaio do anti-factor Xa deve ser usado para monitorizar a terapia com heparina.

 

 

2. Todos devem verificar os níveis de PTT?

Isso não é geralmente necessário. O PTT não é usado como um teste de triagem de rotina, mas é solicitado quando alguém tem sintomas ou uma história familiar de hemorragia ou trombose. Pessoas assintomáticas são ocasionalmente testadas antes de uma cirurgia, se for necessário avaliar o risco de hemorragia excessiva durante o procedimento.

 

3. Como posso alterar meu PTT?

O PTT não é algo que se possa mudar através de mudanças de estilo de vida (a menos que haja uma deficiência de vitamina K). É um reflexo da integridade do sistema de coagulação. Se o PTT está prolongado devido a deficiências adquiridas de fatores, tratar a condição subjacente pode trazer os resultados para perto de níveis normais.

Se eles são prolongados devido a uma condição temporária ou aguda, eles retornarão ao normal quando a condição aguda é resolvida. Alterações da coagulação herdadas ou deficiências devem ser rotineiramente monitorizadas e podem ser tratadas com infusões de substituição do fator de coagulação ausente.

 

 

4. O que é um PTT sensível ao LA e como é que difere do PTT regular?

O PTT sensível ao LA (LA-PTT ou PTT-LA) é uma variação do PTT usando um reagente com poucos fosfolípidos que foi otimizado na detecção de anticoagulantes do lúpus. Este tipo de PTT é baseado no princípio de que o anticoagulante lúpico se liga aos fosfolípidos que são usados como um dos reagentes no PTT. Qualquer anticoagulante do lupus que está presente numa amostra irá ligar-se ao reagente com fosfolípidos, causando um PTT anormalmente prolongado. Quando baixos níveis de fosfolípidos são usados no teste, a maioria ou todos os fosfolípidos ligam-se a qualquer anticoagulante lúpico presente, produzindo resultados anormalmente prolongados. Para obter mais informações sobre este assunto, consulte o artigo sobre anticoagulante lúpico.




Última data modificada04.02.2014

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.